Vantagens do Sistema ETICS

O isolamento térmico pelo exterior é hoje reconhecido, de forma incontestável, como uma solução técnica de alta qualidade. Algumas das suas vantagens são:
Redução das pontes térmicas, o que se traduz numa espessura menor de isolamento térmico, quando comparado com sistemas tradicionais.
Melhoria do Comportamento Acústico da Estrutura;
Diminuição de risco de condensações e Incremento da Impermeabilidade das Paredes;
Economia de energia devido à redução das necessidades de aquecimento e de arrefecimento do ambiente interior, com respetiva diminuição dos gases estufa criados para produção energética;
Diminuição da espessura das paredes exteriores. Esta diminuição aumenta a área habitável ao mesmo tempo que acarreta uma redução do peso total do imóvel. Redução de peso é sinónimo de aligeiramento das cargas a suportar pela estrutura diminuindo os custos desta;
Aumento da proteção conferida as paredes face às agressões dos agentes atmosféricos (choques térmicos, poluição, água, radiação solar, etc.);
Facilidade de colocação em edifícios ocupados, sem perturbar quem deles usufrui, o que torna esta técnica particularmente adequada para a reabilitação de fachadas degradadas. Esta técnica contribui ainda, largamente, para o cumprimento das atuais exigências de Certificação Energética;
Diminuição do gradiente de temperaturas a que são sujeitas as camadas interiores das paredes;
Inúmeras possibilidades de acabamento.

 Isolamento Térmico

Na década de 80 o conceito de Isolamento Térmico ganha “vida”.
As suas vantagens são reconhecidas e tende a ser regulamentado. Surgem soluções específicas para este conceito e desenvolvem-se sistemas ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems – “Sistemas Compostos por Isolamento Térmico Externo). Como o próprio nome deixa antever, estes sistemas tem como grande valia o elevado desempenho térmico que conferem aos imóveis, a par com um substancial incremento da sua Insonorização. Este Isolamento é conseguido através da criação de uma barreira que reduz drasticamente as trocas energéticas entre os imóveis e o meio, situação que em falta levaria a que ambas as temperaturas se igualassem rapidamente.
Tal característica contribui para o conforto dos seus ocupantes, ao mesmo tempo que reduz drasticamente os custos com o aquecimento/arrefecimento. Esta redução traduz-se não só numa mais-valia económica, mas também ambiental, uma vez que uma redução de custos tem como implicação direta um menor consumo energético. Menor consumo energético é sinónimo de redução da quantidade de gases estufa lançados na atmosfera, principal causa de degradação ambiental.

 

A Eficiência energética é uma atividade que procura melhorar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, quer de climatização, como de aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas, ou outras, é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis. A instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios pode representar uma redução de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas. Entretanto deve-se considerar que mesmo em fontes limpas, sua eficiência está atrelada a sua taxa de consumo e não à fonte geradora.

A eficiência energética e as energias renováveis são os “dois pilares” da política energética sustentável.

 

Medidas de Eficiência Energética

Os equipamentos em nossas casas, escritórios, nossos carros, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja eletricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia.
Edifícios energeticamente eficientes, processos industriais e de transporte poderiam reduzir as necessidades energéticas projetadas para o mundo em 2050 por um terço, também é essencial o controle das emissões globais de gases que causam o efeito estufa, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Em relação aos edifícios, é possível promover sua eficiência energética através da adoção de isolamento térmico, de modo a se consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento ao mesmo tempo em que se mantém a temperatura confortável; substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas, utilizar aparelhos desenvolvidos com tecnologia mais eficiente (exemplos: refrigeradores com inverter e economizadores de energia).

Redes de comunicações sem fio também podem ser empregadas para tornar possível a visualização do uso de energia em cada ponto a fim de melhorar a eficiência do consumo, a exemplo de iniciativas já adotadas no Japão.

São outros exemplos de medidas de poupança de energia que contribuem para uma maior eficiência energética:

  • Afinação dos parâmetros de queima dos geradores de calor;
  • Isolamento térmico de superfícies quentes;
  • Otimização das condições de funcionamento de equipamentos;
  • Eliminação das fugas de fluidos quentes;
  • Aproveitamento de combustíveis ou fontes de calor residuais;
  • Dimensionamento correto das instalações energéticas;
  • Eliminação das fugas de ar comprimido;
  • Recuperação da energia térmica em compressores de ar;
  • Substituição de motores convencionais por motores de alto rendimento;
  • Instalação VEVs (Variadores Eletrônicos de Velocidade);
  • Alteração da opção tarifária;
  • Deslastre de cargas;
  • Compensação do fator de potência;
  • Otimização e controlo da iluminação;
  • Melhor aproveitamento das condições de iluminação natural;
  • Implementação de sistemas de gestão de energia;
  • Instalação de sistemas de cogeração.

(textos in wikipédia)

Tags: ETICS, Sistema de isolamento com EPS / XPS, Materiais de construção, Isolamento Térmico e Acústico, Eficiência Energética, Calor, Frio, Isolamento eficientes, Máquinas de corte de XPS e EPS, Projeção da cola do Capoto, Profissionais da Construção, Ferramentas para Isolamentos Térmicos pelo exterior, Ferramentas para Profissionais do Capoto, Sistema ETICS, PerfilariaFerramentas para construção,